DESENHO: “POSTAIS DO BAIRRO”

E se lhe dessem uma janela com vista para o nosso bairro? Atrevia-se a olhar através dela? Se concordar fazê-lo basta que aceite a caixa que temos para lhe oferecer. Uma caixa em formato A4, dividida em duas partes: uma metade com o cartão postal onde desenha; na outra, a janela através da qual olha. Atreve-se a desenhar o que vê? Venha criar o seu próprio postal do bairro.

Coordenação: Teresa Carneiro

Artista, curadora, formadora e académica especializada em Desenho Contemporâneo, Teresa Carneiro possui uma vasta formação artística, com passagens por instituições como a FBAUL em Lisboa (1997), Escola Massana, Barcelona (2000), Maryland Institute College of Art, Baltimore, EUA (2001), Wimbledon College of Art, University of London (2002) ou School of Fine Art, History of Art and Cultural Studies, University of Leeds (2010). Foi docente das cadeiras Experimental Drawing e Advanced Drawing, no Leeds College of Art and Design, tendo lecionado em Portugal Desenho no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (2002-04) e na Faculdade de Arquitectura de Lisboa (2011-12).

Desde 2008 é Presidente de Direção da Associação Espaços do Desenho, um espaço independente promotor de diversos eventos ligados às práticas e pensamento do desenho contemporâneo. Neste âmbito, comissariou, realizou curadorias e produziu uma série de exposições, residências artísticas e tertúlias com a participação de artistas e investigadores portugueses e internacionais. É ainda delegada responsável em Portugal pelo projeto IDEAL, uma parceria europeia integrada no programa sectorial GRUNDTVIG (PROALV), que tem como objetivo promover atividades e estabelecer estratégias que viabilizem uma ‘aprendizagem (no sentido mais alargado do termo) ao longo da vida’ através do desenho.

Desde 2006 que participa como artista em exposições individuais e coletivas.