BAIRRO AO ESPELHO é um projeto que vive da relação entre a comunidade de artistas e a população residente na zona dos Anjos, em Arroios, Lisboa.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Arroios, BAIRRO AO ESPELHO é um laboratório de experimentação artística. Aposta no envolvimento da população desta zona da cidade, a quem oferece – mediante inscrição gratuita – um conjunto de oficinas/ ateliês de criação, desde desenho, pintura, escrita criativa ilustrada, até fotografia, som, vídeo e arquitetura, convidando à participação de todos.

Sempre à volta do Bairro e das suas gentes, o projeto desenvolve-se entre Setembro de 2016 e Julho de 2017. As atividades propostas desafiam toda a comunidade, gerando uma dinâmica fortemente inclusiva pela troca de saberes e práticas que promove. E o resultado é de todos.

Ao integrar as diversas estruturas da zona – escolas, ATLs, academias sénior, bibliotecas, mercados e espaços públicos – procura potenciar a adesão de participantes, à margem da nacionalidade, faixa etária ou condição social, indo ao encontro da diversidade deste território.

Os trabalhos produzidos pelos residentes em contexto de ateliês/ oficinas de criação serão disponibilizados ao público em exposições coletivas (em espaços não tradicionais), em livro e num blogue, que funcionará como diário de bordo.

Laboratórios/ Oficinas de Criação Artística

ARQUITETURA: “PENSAR O BAIRRO, OCUPANDO A PRAÇA!”

O que queremos para a Praça das Novas Nações, esse local central, único e escasso espaço de reunião pública dentro do Bairro das Colónias? A reflexão será feita em primeiro lugar com os alunos da Escola Básica Sampaio Garrido, para depois se alargar à comunidade envolvente. Neste laboratório de arquitetura, o recurso à experimentação com modelos tridimensionais de diversas escalas pretende espelhar as aspirações comuns, contribuindo para uma mais ativa e participada discussão sobre o Bairro e a cidade e para a construção de um espaço pertença de todos.

Coordenação: Andreia Salavessa (ateliermob)

DESENHO: “POSTAIS DO BAIRRO”

E se lhe dessem uma janela com vista para o nosso bairro? Atrevia-se a olhar através dela? Se concordar fazê-lo basta que aceite a caixa que temos para lhe oferecer. Uma caixa em formato A4, dividida em duas partes: uma metade com o cartão postal onde desenha; na outra, a janela através da qual olha. Atreve-se a desenhar o que vê? Venha criar o seu próprio postal do bairro.

Coordenação: Teresa Carneiro

ESCRITA CRIATIVA ILUSTRADA: “VAMOS CONSTRUIR UM LIVRO”

Para este laboratório desafiámos os alunos e os professores de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Sampaio Garrido (Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves). Com eles vamos “Construir um Livro”. Juntos, partimos à procura de palavras e de imagens que deem forma a uma história. Será a nossa história, escrita e desenhada em conjunto. Do prazer desta partilha nasce um livro. Feito a muitas mãos e único, ele é o resultado de uma experiência criativa que se quer inesquecível.

Coordenação: Dora Rosa e Catarina Ramos (com Joana Patrício)

FOTOGRAFIA: “ESPELHO MEU”

O laboratório “Espelho Meu” abre arquivos e álbuns de família de todos quantos queiram partilhar as suas memórias. Daí resultará uma reflexão “fotográfica” sobre a história individual de cada um, em relação com a história coletiva e comunitária do seu bairro. Associado ao trabalho de (re)criação fotográfica do material de arquivo recolhido, vem somar-se o olhar contemporâneo sobre o bairro, resultado do desafio a vários fotógrafos residentes.

Coordenação: José Luís Neto

PINTURA: “O BAIRRO SOBRE CAVALETE”

“Bairro sobre Cavalete” é uma oficina orientada por um dos artistas plásticos residente no Bairro das Colónias. O convite é para que saia para a rua e crie uma pintura original, a óleo, à volta do nosso bairro. Trata-se de experimentar o prazer da cor e da forma, à margem do domínio da técnica. As sessões são individuais e, através desta experiência criativa, abrem caminho a uma nova relação com o espaço e as gentes deste lugar. Para a inscrição basta a vontade de participar. As telas, pincéis e tintas são por nossa conta.

Coordenação: Carlos Farinha

SOM: “RETRATOS SONOROS”

Alguma vez prestou atenção aos sons do nosso Bairro? E se através deles for possível descobrir um território diferente daquele que está habituado a ver? O que lhe propomos é que venha captar as sonoridades que lhe dão vida. Através da recolha de testemunhos, histórias e tradições orais – mas não só – revela-se esta zona urbana, a diversidade das suas gentes e a sua paisagem sonora.

Coordenação: Rui Viana Pereira

VÍDEO: “O FILME DA NOSSA VIDA”

Já imaginou produzir um vídeo sobre o nosso bairro? Nesta atividade propomos-lhe que recolha imagens deste território e de quem o habita. A ideia é que o faça através de uma ferramenta acessível e familiar, como o seu telemóvel. Um trabalho de edição conjunto a partir do material recolhido dará origem a pequenos vídeos individuais e a um filme síntese da ação: “O Filme da Nossa Vida”.

Coordenação: Pedro Gil