ESCRITA CRIATIVA ILUSTRADA: “VAMOS CONSTRUIR UM LIVRO”

Para este laboratório desafiámos os alunos e os professores de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Sampaio Garrido (Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves). Com eles vamos “Construir um Livro”. Juntos, partimos à procura de palavras e de imagens que deem forma a uma história. Será a nossa história, escrita e desenhada em conjunto. Do prazer desta partilha nasce um livro. Feito a muitas mãos e único, ele é o resultado de uma experiência criativa que se quer inesquecível.

Coordenação: Sofia Santos e Catarina Ramos

Ambas nascidas em Lisboa, Sofia Santos em 1971 e Catarina Ramos em 1977, têm percursos profissionais distintos mas encontram-se na paixão comum pelo(s) universo(s) da comunicação. Sofia formou-se em Ciências da Comunicação, vertente de Jornalismo, é autora de uma coleção de livros de reportagem, com trabalhos publicados em áreas como a saúde materno-infantil ou a adopção, e no prelo tem umas quantas histórias infantis. Catarina é licenciada em Terapia da Fala, mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, tem o Título de Especialista em Terapia da Fala – área de Terapia e Reabilitação, e exerce funções como terapeuta e professora universitária, apresentado vasta experiência profissional nas áreas da comunicação e da linguagem oral e escrita.

A parceria para a coordenação da Oficina de Escrita Criativa Ilustrada nasce da amizade que as liga, do gosto pelas histórias infantis e, tanto quanto isso, do prazer das descobertas conjuntas, de preferência na companhia dos mais novos. Para Sofia, o entusiasmo pela escrita de histórias infantis nasceu logo a seguir à Alice, a única filha até à data. Catarina sempre escreveu histórias, que explora em contexto terapêutico, mas sendo tia de quatro sobrinhos não teve outra alternativa que não fosse render-se aos convites da imaginação. Quando se aventuram pelo trabalho com miúdos, divertem-se a valer.

Animação (Ilustração): Joana Patrício

Joana Patrício, alfacinha por nascimento, alentejana por enamoramento e cidadã do mundo por pensamento. Psicóloga clínica especializada em psicologia social comunitária e proteção de menores, área na qual trabalhou vários anos, quer em intervenção direta quer em investigação. Artista plástica e cenógrafa, colaborou com o CCB, o Teatro Maria Matos, a Culturgest e outros projetos educativos com palavras e imagens, umas próprias, outras apropriadas. Imaginadora credenciada por brilho nos olhos e cócegas no cérebro, gosta de partilhar os entusiasmos que lhe nascem na barriga sempre que mergulha numa boa história. Há quem diga que são borboletas, mas prefere chamar-lhes gambuzinos: acontece mudarem de nome quando são caçados pelos miúdos e graúdos que a ouvem. Ainda ontem lhe disseram: são pirilampos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *