ARQUITETURA: “PENSAR O BAIRRO, OCUPANDO A PRAÇA!”

O que queremos para a Praça das Novas Nações, esse local central, único e escasso espaço de reunião pública dentro do Bairro das Colónias? A reflexão será feita em primeiro lugar com os alunos da Escola Básica Sampaio Garrido, para depois se alargar à comunidade envolvente. Neste laboratório de arquitetura, o recurso à experimentação com modelos tridimensionais de diversas escalas pretende espelhar as aspirações comuns, contribuindo para uma mais ativa e participada discussão sobre o Bairro e a cidade e para a construção de um espaço pertença de todos.

Coordenação: Andreia Salavessa (ateliermob)

Alfacinha, Andreia Salavessa é formada em Design (especialização Design de Interiores) pelo IADE e em Arquitetura pela Universidade Autónoma de Lisboa, sendo de registar uma passagem anterior pelo Ar.Co – Centro de Artes e Comunicação Visual, onde frequenta o curso de Desenho.

Paralelamente à carreira académica, desde 2000 que colabora em diversos escritórios de arquitetura em Lisboa, dos quais se destacam: Fernando Salvador e Margarida Grácio Nunes Arquitectos, João Santa Rita, João Luís Carrilho da Graça e Bárbara Delgado/ Rogério Gonçalves. Na área do Design, colaborou a partir de 1998 com o Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores (INESC) na criação de ambientes e personagens interativos para crianças, interface do programa e logótipo, num programa ao abrigo de fundos comunitários.

É sócia do ateliermob – arquitectura, design e urbanismo Lda., onde desenvolve atividade em co-autoria desde a sua constituição. Responsável pelo projeto de design para crianças kidsmob®. Na sua atividade profissional já participou em várias conferências e debates em Portugal e no estrangeiro (Montpellier, Barcelona ou Toronto).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *