bairro

BAIRRO AO ESPELHO é um projeto que vive da relação entre a comunidade de artistas e a população residente na zona dos Anjos, em Arroios, Lisboa.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Arroios, BAIRRO AO ESPELHO é um laboratório de experimentação artística. Aposta no envolvimento da população desta zona da cidade, a quem oferece – mediante inscrição gratuita – um conjunto de oficinas/ ateliês de criação, desde desenho, pintura, escrita criativa ilustrada, até fotografia, som, vídeo e arquitetura, convidando à participação de todos.

Sempre à volta do Bairro e das suas gentes, o projeto desenvolve-se entre Setembro de 2016 e Julho de 2017. As atividades propostas desafiam toda a comunidade, gerando uma dinâmica fortemente inclusiva pela troca de saberes e práticas que promove. E o resultado é de todos.

Ao integrar as diversas estruturas da zona – escolas, ATLs, academias sénior, bibliotecas, mercados e espaços públicos – procura potenciar a adesão de participantes, à margem da nacionalidade, faixa etária ou condição social, indo ao encontro da diversidade deste território.

Os trabalhos produzidos pelos residentes em contexto de ateliês/ oficinas de criação serão disponibilizados ao público em exposições coletivas (em espaços não tradicionais), em livro e num blogue, que funcionará como diário de bordo.